Cidades

Prefeitura de Londres lança pacote para incentivar o uso do carro elétrico

A prefeitura da cidade de Londres planeja incentivar o uso de veículos menos poluentes com a expansão de recarga para carros elétricos e com a proposta da isenção do pagamento da taxa conhecida como Congestion Charge aos motoristas dos novos veículos.

Sem a taxa, os usuários terão uma economia anual de aproximadamente R$ 5.500.

A Congestion Charge é uma taxa cobrada para cada motorista que circula por trechos em que há muito trânsito.

Com a economia advinda do não pagamento dessa taxa, a prefeitura espera que a demanda por carros elétricos cresça significativamente.

O prefeito Boris Johnson deseja que a medida favoreça a ideia de transformar Londres na capital do carro elétrico com a substituição de 100 mil automóveis convencionais.

Caso o objetivo seja alcançado, a cidade poderá diminuir as emissões de 100 toneladas de óxido de nitrogênio e 3.8 toneladas de material particulado.

Com um número maior de carros elétricos em circulação, pretende-se expandir a rede de recarga desses veículos para 1300 pontos até o ano de 2013.

Atento a essa mobilização, o mercado automobilístico já propõe a chegada de novos modelos de carros menos poluentes dentro de um período de um ano.

De acordo com um relatório publicado pelo HSBC, a expectativa é que o mercado mundial de carros elétricos venha a alcançar um investimento de £440 bilhões (cerca de R$ 1,2 trilhão) até 2020.

Por Renata Nascentes

Leave a Reply