Cidades

Telhados Verdes podem ajudar a evitar inundações nas grandes cidades

Jardins suspensos, plantados em telhados de edifícios e casas, podem ser aliados eficientes no combate às inundações nas grandes cidades.

O método foi testado pelo Centro de Pesquisa em Sistemas Climáticos da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e teve sua eficácia comprovada num projeto piloto instalado no bairro do Queens, em Nova Iorque.

Os pesquisadores plantaram 21mil mudas numa superfície de mil metros quadrados, no telhado de um edifício.

Durante um ano, apenas 30 por cento da água da chuva ficou retida pela superfície e correu para o sistema de esgoto, enquanto o restante foi liberado pelas plantas como vapor.

Segundo os pesquisadores, se todos os telhados de Nova Iorque fossem transformados em jardim 4 bilhões de litros de água seriam liberados para a atmosfera e deixariam de sobrecarregar a rede de esgoto.

Ainda de acordo com estudo, o custo para instalar e manter um telhado verde é de apenas dois centavos de dólar, ou quase quatro centavos de real, para cada 4 litros de água retidos por ano.

O projeto piloto foi instalado no edifício Con Edison, em Long Island City, no bairro do Queens, por meio de uma parceria firmada em 2008 com a Universidade de Columbia.

Por Antônio Martins Neto

Clique aqui para ver um vídeo sobre o projeto (em inglês).

Leave a Reply