Política

A partir deste ano, Rio será sede de fórum global pela sustentabilidade

A partir de 2011, o Estado do Rio de Janeiro irá sediar o Fórum Global pela Sustentabilidade. O encontro tem o propósito de reunir anualmente líderes empresariais, sociais, ambientais, culturais, acadêmicos e governamentais de diversos países para dialogar, assumir compromissos, articular acordos, divulgar boas práticas e soluções exemplares voltadas para o desenvolvimento sustentável. Saiba mais

Em outubro do ano passado, o Rio de Janeiro sediou um evento entre personalidades e representantes de empresas e da sociedade civil no intuito de traçar diretrizes para o Fórum. A criação do Fórum Global pela Sustentabilidade tem sido bem recebida por diversas lideranças de organizações internacionais consultadas.

Tais lideranças concordam que o Fórum poderá ser uma forma eficaz de articular o encontro permanente entre pessoas e organizações comprometidas com o aprofundamento das discussões sobre sustentabilidade, bem como promover estratégias que estimulem sociedade e governos a adotar prioridades, práticas, políticas e comportamentos que promovam o desenvolvimento sustentável.

A governança do Fórum será definida no momento de sua criação, em 2011 e deverá ser composta por organizações e empresas com atuação internacional, comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Como primeira tarefa, o Fórum Global pela Sustentabilidade buscará fortalecer a Rio+20, visando influenciar sua agenda e resultados. É por isso que será criado durante a Conferência Internacional de Lideres, em 2011, de modo a dispor de tempo hábil para planejar e executar as ações necessárias para influenciar a Conferência da ONU.

Fonte: Instituto Ethos

Leave a Reply