Tecnologia

Coreanos apostam em aparelho que carrega o celular a partir da voz do usuário

Cientistas da Universidade de Sungkyunkwan, da Coreia do Sul, estão criando um equipamento capaz de carregar baterias de celular a partir da voz humana.

Os estudiosos Sang-Woo Kim e Young Jun Park conseguiram obter energia através do som que é transformado em eletricidade com o uso de óxido de zinco entre eletrodos.

Uma superfície que absorve o som vibra quando as ondas sonoras chegam fazendo com que um fio de óxido de zinco se movimente gerando uma corrente elétrica, que pode ser usada para carregar a bateria.

“Assim como alto-falantes transformam sinais elétricos em som, o processo inverso também é possível”, explicam Kim e Park.

De acordo com Kim, esse tipo de tecnologia também pode ser utilizado para transformar ruídos de automóveis em energia elétrica e que tal procedimento é capaz de ajudar na redução da poluição sonora nas cidades.

Até o momento o máximo que o sistema conseguiu converter foi cerca de 100 decibéis em 50 milivolts de energia elétrica, mas os estudiosos pretendem aperfeiçoar as técnicas para reduzir o alto custo de produção e melhorar o potencial energético adquirido.

Os idealizadores esperam agora que o estudo possa atrair a atenção de grandes investidores.

Por Renata Nascentes

Leave a Reply