O grupo ambientalista Greenpeace lançou uma campanha na internet para acompanhar a implantação dos planos de mobilidade nas capitais brasileiras.
O plano de mobilidade é uma determinação da Lei Nº 12.587, de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
De acordo com a lei, os Municípios com mais de vinte mil habitantes devem elaborar o Plano de Mobilidade Urbana (PMU), levando em conta as disposições do Plano Diretor.
O município que não apresentar o PMU até janeiro de 2015 não poderão receber do Governo Federal recursos financeiros destinados à mobilidade urbana, até que elaborem o plano.
A campanha #Cadê o plano de mobilidade? oconvida a população a acompanhar e participar da implantação do plano em sua cidade.
Para isso, o Greenpeace elaborou um site e uma página no facebook pelos quais o internauta pode cobrar o plano e saber como anda a elaboração ou implantação do mesmo.
Até o dia 14 de maio, nove capitais haviam apresentado o PMU: Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Brasília, Teresina, Salvador, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.
Outras quatro ainda nem tinham começado a fazer o trabalho: Manaus, Belém, Florianópolis e São Luis.
As prefeituras das demais capitais, entre essas o Recife, informaram que o plano estava em processo de elaboração.
O #Cadê? também tem página no Facebook. Veja lá como os internautas estão se mobilizando.