O Expoidea– A Feira do Futuro apresenta criações e projetos variados para o campo da sustentabilidade.
Focados nessa perspectiva, o grupo de Gestão Integrada de Resíduos Orgânicos (GIRO) apresenta suas primeiras propostas e práticas de coleta dos resíduos e reciclagem dos produtos descartados em grandes eventos.
Idealizado pelo ambientalista e professor da UFPE, Thomaz Enlazador, o GIRO é uma iniciativa inédita e inovadora e conta, durante os dias do evento no Recife, com a coordenação do Ecocentro Bicho do Mato em parceria com o Coletivo Casa e a Cooperativa de Catadores Esperança Viva.
O projeto tem como meta fazer a coleta dos resíduos de toda a Expoidea em três Pontos de Entregas Voluntárias (Prevs), denominados “Orgânicos”, “Recicláveis” e “Rejeitos”.
De acordo o membro do GIRO André Sampaio, “o Prev “Orgânico” consiste na coleta de restos de comida e guardanapos para serem reaproveitados como adubo”.
Já o Prev dos produtos “Recicláveis” abrange material como papel, vidro, metal, alumínio e plástico.
O terceiro Ponto de Entrega, denominado “Rejeitos”, concentra tudo o que não pode ser aproveitado, como bitucas de cigarro.
O grupo GIRO é formado por quatro integrantes que, juntos, exercem a atividade de informar aos participantes do evento sobre o que deve ser feito com os seus resíduos, onde estão localizados os Pontos de Entrega e que destino terá o lixo coletado.
“Estamos tentando mobilizar toda a feira para separar o lixo corretamente”, diz Sampaio.
“Com cartazes e panfletos, estamos informando as pessoas dos estandes sobre quais são as nossas propostas e para onde serão levados esses materiais recicláveis”, completa.
Sampaio informou ainda que o grupo pretende levar a ideia adiante e participar dos próximos grandes eventos sediados no Recife.
Por Renata Nascentes