A prefeitura da cidade de Londres planeja incentivar o uso de veículos menos poluentes com a expansão de recarga para carros elétricos e com a proposta da isenção do pagamento da taxa conhecida como Congestion Charge aos motoristas dos novos veículos.
Sem a taxa, os usuários terão uma economia anual de aproximadamente R$ 5.500.
A Congestion Charge é uma taxa cobrada para cada motorista que circula por trechos em que há muito trânsito.
Com a economia advinda do não pagamento dessa taxa, a prefeitura espera que a demanda por carros elétricos cresça significativamente.
O prefeito Boris Johnson deseja que a medida favoreça a ideia de transformar Londres na capital do carro elétrico com a substituição de 100 mil automóveis convencionais.
Caso o objetivo seja alcançado, a cidade poderá diminuir as emissões de 100 toneladas de óxido de nitrogênio e 3.8 toneladas de material particulado.
Com um número maior de carros elétricos em circulação, pretende-se expandir a rede de recarga desses veículos para 1300 pontos até o ano de 2013.
Atento a essa mobilização, o mercado automobilístico já propõe a chegada de novos modelos de carros menos poluentes dentro de um período de um ano.
De acordo com um relatório publicado pelo HSBC, a expectativa é que o mercado mundial de carros elétricos venha a alcançar um investimento de £440 bilhões (cerca de R$ 1,2 trilhão) até 2020.
Por Renata Nascentes