Muito bacana essa experiência dos moradores de Todmorden, uma cidadezinha de apenas 17 mil habitantes localizada no oeste da Inglaterra.
Há cinco anos, eles plantam hortaliças e legumes nos espaços vazios da cidade e hoje todo mundo pode colher e comer de graça os produtos de uma dessas 40 hortas comunitárias.
A ideia veio à tona quando seis moradores se reuniram num café para discutir formas de melhorar a vida social em Todmorden.
Eles começaram a instalar caixotes na frente das próprias casas para dar início à plantação urbana.
Depois, procuraram os espaços oficiais vazios, como o quintal da delegacia de polícia, áreas não usadas da estação de trem e o pequeno jardim do posto de saúde.
“Não fazemos isso porque estamos entediados, mas porque queremos dar início a uma revolução”, disse Pam Warhurst, uma das fundadoras do projeto, em palestra no TED London Salon, evento para divulgação de boas ideias.
E revoluncionaram mesmo, com os moradores promovendo feiras de produtos orgânicos na cidade e os vizinhos melhorando suas relações sociais.
“As pessoas querem ações positivas nas quais possam se engajar e, bem no fundo, sabem que chegou a hora de assumir responsabilidades e investir em mais gentileza com o outro e com o meio ambiente”, completou Warhurst.
O legal dessa história é que as hortaliças e os legumes produzidos na cidade são livres de agrotóxicos e pesticidas, venenos que consumimos todos os dias com os vegetais convencionais que compramos nas feiras e supermercados.
Hortas urbanas e comunitárias se espalham hoje pelo mundo, com unidades em tudo o que é lugar, de tetos de prédios público e residenciais a canteiros de vias movimentadas, como a Avenida Paulista, em São Paulo.
A experiência de Todmodern é só um exemplo, mas que exemplo.
A próxima ideia dos moradores é fazer granjas comunitárias para que todos possam colher os ovos de galinha também de graça e sem o hormônio usado pelos grandes produtores.
Veja abaixo o vídeo (em inglês) que o jornal britânico The Guardian fez sobre as hortas comunitárias dessa pequena grande cidade inglesa.
Por Antônio Martins Neto
Editor do Blog Mundo Possível
Comments 1
[…] experiência dos moradores da Vila Nova Esperança lembra à da cidade de Tordmorden, no interior da Inglaterra, contada aqui no Blog Mundo […]