A Prefeitura de Nova York prepara um projeto para solicitar ou futuramente até exigir que moradores passem a separar os restos de comida para compostagem, método de reciclagem de lixo para produção de adubo e biogás.
Depois de lançar um projeto piloto neste ano em residências de Staten Island, um dos distritos da cidade, a prefeitura planeja expandi-lo nos próximos meses, espalhando unidades de coleta de resíduos orgânicos.
Inicialmente, o sistema residencial será apenas voluntário, mas, se for definitivamente implantado, a coleta pode se tornar obrigatória e sujeita a multa em caso de descumprimento.
Cidades menores dos Estados Unidos, incluindo San Francisco e Seattle, já adotaram regras do tipo. Apesar do desafio logístico, o uso do sistema na maior cidade americana é visto como estímulo para uma nova onda de reciclagem no mundo.
Para Eric Goldstein, do grupo ambientalista Natural Resources Defense Council, o sucesso da iniciativa seria a maior expansão nos esforços de reciclagem desde que a cidade começou a selecionar o descarte de papel, metal e vidro, há mais de 20 anos.
O programa de compostagem faz parte das últimas iniciativas do prefeito Michael Bloomberg, cuja administração termina neste ano.
Seu legado sustentável vai da expansão dos espaços verdes a projetos para ciclovias, mas suas iniciativas na área da reciclagem ainda eram consideradas tímidas.
Nova York direciona 15% de seus resíduos de aterros para centrais de reciclagem. A meta é dobrar o número até 2017, segundo Bloomberg.
Por Joana Cunha, de Bova Iorque
Da Folha de S. Paulo
Acesse aqui a matéria da Folha
Comments 2
EUA sempre na frente !!
O que podemos esperar de um pais como Estados Unidos é atitudes como essas inovadoras !!!