Daqui a um mês, mais precisamente no dia 25 de setembro, Paris comemora o “Journée sans voitures” ou Dia Sem Carros.
A data cai num domingo, quando as ruas da cidade serão fechadas para veículos motorizados, entre 11h00 da manhã e 06h00 da noite, para que pedestres e ciclistas possam passar alguns momentos livres do tráfego, do ruído e da poluição.
O objetivo da ação é aumentar a consciência dos cidadãos sobre a importância do transporte alternativo e sobre como combater a poluição atmosférica relacionada com o tráfego.
Serão 648 quilômetros de ruas e avenidas sem carro, o equivalente a 45% da área da cidade, com inúmeros programas gratuitos em pleno asfalto.
A proibição do tráfego aplica-se a todos os veículos motorizados, até mesmo carros elétricos, e será executada pela polícia e 100 funcionários municipais.
Apenas bicicletas, triciclos, scooters não motorizados, patins e skates serão permitidos nas ruas da capital francesa, com exceção para as ambulâncias, a polícia e o corpo de bombeiros.
Este é o segundo ano consecutivo que Paris promove o Journée sans voitures, cobrindo uma área maior em comparação com o evento do ano passado.
O Dia Sem Carros foi estabelecido pela organização não-governamental Paris Sans Voiture, Collective Citoyen, e é parte de uma iniciativa maior para minimizar a circulação de automóvel e melhorar a qualidade do ar na cidade.
Como ocorre em São Paulo, na Avenida Paulista, o governo local já baniu a circulação de carros ao longo da Champs-Élysées todo primeiro domingo do mês e criou nove novas áreas chamadas “Paris respira”, que foram adicionadas a 13 já existentes em que o tráfego é reduzido durante domingos e feriados.
Veja como foi o Dia Sem Carros do ano passado, no vídeo abaixo.