Se você já rodou a cidade com o carro abarrotado de garrafas PET à caça de um ponto de coleta seletiva, vai gostar da novidade.
A Associação Brasileira de Indústria do PET (Abipet) lançou um site que utiliza o sistema do Google Maps para fornecer a localização exata de pontos de coleta em todo o país.
Para encontrar o ponto mais perto de sua casa, basta digitar o CEP e tomar as providências necessárias para o descarte correto do material.
O LevPet.org.br possui uma lista de quase 1000 Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs), cooperativa de catadores, comerciantes de recicláveis, postos de coleta, entidades assistenciais, ONGs e recicladores que recebem o material reciclável de forma pulverizada nas cidades brasileiras.
O sistema visa reforçar ações para a reciclagem do produto, permitir o crescimento da rede de coleta e aperfeiçoar a atualização dos pontos.
“Com o lançamento do LevPet, a indústria se antecipa à regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, afirma Auri Marçon, presidente da Associação Brasileira da Indústria do PET.
O site traz também pesquisas produzidas pela Abipet e seus associados e informações sobre empresas, outras associações, redes de varejo e prefeituras que apoiaram a inauguração do sistema on-line.
Segundo o site da Ambiente Brasil, as embalagens de PET foram introduzidas no mercado nacional no ano de 1988 e hoje o país descarta diariamente 200 mil toneladas de material.
O PET é um polímero termoplástico desenvolvido por dois quiímicos britânicos em 1941.
O material é um dos mais recicláveis do mundo, sendo reaproveitado como fibras têxtil, embalagem, tapete e carpete.
Por Renata Nascentes e Antônio Martins Neto