Plantar os próprios alimentos é a forma mais segura de se ter controle sobre a qualidade do que comemos.
Muitos vão pensar que isso é coisa do passado, da época da vovó, quando se tinha tempo, conhecimento sobre jardinagem e espaço para fazer hortas no quintal de casa.
Mas a revolução digital, quem diria, está dando uma mãozinha para a volta desse costume.
Uma start up de Portugal, país onde comida é coisa séria e também atração turística, lançou um aplicativo para smartphone e tablet que ajuda a quem quer começar uma horta em casa, mesmo morando em espaços pequenos, como apartamentos.
O aplicativo Plantit – Horta em Casa dá informações e dicas práticas sobre o cultivo biológico de rúcula, coentro, salsa e morango, entre 28 variedades de hortaliças, frutas e ervas aromáticas.
Ao clicar na planta escolhida, o usuário vai aprender a cultivá-la com informações sobre a exposição solar, o tipo de solo e a estação do ano adequados.
De quebra, ainda aprende em que pratos adicioná-las.
Há ainda orientações sobre como preparar biofertilizantes, que não têm produtos químicos, assim como métodos simples para controlar as pragas.
O aplicativo acabou de ser lançado, de graça, com versões para IOS e Android.
Agora a empresa trabalha na ampliação das informações, com a inclusão de novas variedades, e no desenvolvimento de funcionalidades que promovam maior interatividade com o usuário.
Link para Apple Store: IOS
Link para Play Store: Android