Quem já andou por aí com uma caixa de garrafas de vidro ou de plástico à procura de um depósito de coleta seletiva sabe que essa tarefa é monótona, cansativa e pouco agradável.
Mas já é possível se divertir e ao mesmo tempo ajudar nos processos de reciclagem e de logística reversa, definida pela legislação brasileira como o retorno aos fabricantes, para fins de reutilização e reciclagem, dos resíduos sólidos, como garrafas, lâmpadas, baterias, pneus, eletrodomésticos, óleos lubrificantes automotivos e equipamentos eletrônicos e de informática.
Basta se deparar com a Greenbean Recycle, uma máquina que faz da coleta um jogo e ainda remunera os participantes de acordo com a quantidade de resíduos coletados.
O equipamento foi inventado pelo engenheiro zambiano Shanker Sahai, fundador de uma startup que desenvolve soluções inteligentes e divertidas para problemas ambientais, utilizando os games como interface.
Para entrar no jogo, é só se cadastrar e digitar o número do celular na tela da máquina.
Um leitor de código de barras vai registrar cada item coletado e, a cada cinco centavos de dólar, o usuário pode resgatar o dinheiro via PayPal ou doar a uma instituição de caridade.
Um ranking é formado e alterado em tempo real e os usuários podem competir e ganhar prêmios dados pela Greenbean, como crédito em um restaurante de comida mexicana e brindes nas redes sociais.
Atualmente, as máquinas da Greenbean estão instaladas nos campi de cinco universidades norte-americanas, entre elas o MIT e Harvard, em Massachusetts.
“Nós vivemos numa era de gratificação instantânea e ninguém tinha feito isso no ramo da reciclagem”, disse Sahai ao site da rede de notícias CNN. “Mas a Greenbean fez “, completou.
Volkswagen
Numa linha semelhante à Greenbean, a montadora alemã Volkswagen criou uma máquina que torna divertida a coleta de garrafas de vidro.
Ao depositar o item em uma das seis bocas do equipamento, o usuário deve seguir a sequência das luzes instaladas acima de cada uma delas.
Quem depositar as garrafas de acordo com a sequência de luzes ganha pontos.
A novidade chamou a atenção dos moradores de Viena, na Áustria, como você pode ver no vídeo abaixo.
Por Antônio Martins Neto
Editor do Blog Mundo Possível
Veja o vídeo da Greenbean