Os famosos vinhos do Alentejo, líderes no marcado português com uma cota de 43% da produção nacional, serão alvo de um plano de sustentabilidade para atender aos consumidores de países como EUA, Brasil, Suíça, Canadá e Noruega.
A iniciativa é da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), criada em 1989 para promover e certificar os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano.
O objetivo do plano é antecipar as exigências dos principais consumidores externos, para os quais as credenciais de sustentabilidade são requisitos de entrada ou de permanência no mercado.
O plano prevê a otimização do consumo de energia e fertilizantes e da produção de resíduos, assim como a diminuição dos custos de produção e distribuição.
Pretende ainda assegurar a produção e divulgação transparente dos principais indicadores ambientais, sociais e econômicos.
O plano deve abranger as três dimensões da sustentabilidade: ambiental (solos, água energia, carbono e resíduos), econômica (qualidade, tendências do consumidor, diferenciação e rentabilidade de longo prazo) e social (recursos humanos, comunidades locais e herança cultural).
O ponto de partida para a elaboração do documento será uma Sessão de Apresentação e Debate amanhã, 22 de abril, no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, Portugal.
Leia mais aqui.
Conheça a bela região vinícola do Alentejo no vídeo abaixo.